Lojas sustentáveis – Utrecht

Por Marina Scatolin

Uma das perguntas mais frequentes que recebo é: que lojas e marcas são realmente sustentáveis, aqueles lugares onde podemos comprar produtos novos, sem culpa? Por isso, tive a ideia de trazer aos brasileiros na Holanda uma lista de lojas e iniciativas sustentáveis nas principais cidades. 

Espero que esta série seja uma fonte de opções para suas compras de fim de ano, e adoraria saber depois o que você comprou e como foi sua experiência com o consumo consciente. Me conta nos comentários!

Como moro em Utrecht, vou começar escrevendo sobre as iniciativas e empreendimentos inovadores daqui. Vamos lá!

Jeans sustentável “Utrechtse jeans

A conhecida loja De Rode Winkel lançou, no ano passado, uma edição limitada chamada Utrechtse jeans (ainda disponível para compra). Em parceria com a marca de jeans sustentável Kuyichi, também de Utrecht, a loja recolheu jeans usados pelos moradores da cidade, e reciclou o tecido das pernas para criar essa edição que homenageia a cidade e seus moradores.

A reciclagem e produção foram realizados na Turquia, país reconhecido pelo expertise na produção e reciclagem de denim, e onde a marca Kuychi produz seu jeans. Todo o processo de reciclagem e produção seguiu os princípios de sustentabilidade das duas empresas, incluindo uso de materiais orgânicos e veganos, e condições de trabalho justas.

Ambas empresas são transparentes em relação aos seus princípios e práticas sustentáveis, e toda a informação sobre o projeto do Utrechtse jeans pode ser encontrada em seus respectivos sites.

Retourkoop

A loja online venceu o premio Circulair Compliment da Gemeente Utrecht por ser a iniciativa mais circular e inovadora de 2020. No site são vendidos produtos que foram devolvidos pelos primeiros compradores, por vários motivos, incluindo defeitos, falta de peças, e embalagem danificada.

Em geral, grande parte de produtos devolvidos por consumidores acabam no lixo, seja porque a marca quer evitar que a notícia de produtos problemáticos chegue ao público, ou porque custa mais caro consertar o produto e colocá-lo de novo à venda do que simplesmente descartá-lo. A Retourkoop evita esse desperdício, por isso é uma iniciativa aplaudida e da qual os consumidores gostam muito.

Waaar

Esta loja é um pequeno mercado oferecendo uma grande variedade de produtos sustentáveis e fair trade, desde bijuterias a produtos comestíveis. Sua popularidade se deve, entre outros, ao cartão fidelidade para consumidores de Tony Chocolonely. Cada vez que você compra uma barra, recebe um ponto no seu cartão pessoal, para ganhar uma barra grátis.  

Bellamy Gallery

Este é o lugar para encontrar roupas básicas e de alta qualidade, produzidas na Europa. A loja tem uma excelente política de transparência, e você pode ver na etiqueta como o preço de cada item foi calculado, de acordo com os seguintes custos:

  • design holandês
  • material premium
  • produção europeia
  • transporte neutro em carbono
  • imposto BTW

Agora você já sabe onde ir quando precisar de produtos novos. Então espalhe a notícia e apoie esses empreendedores sustentáveis!

Marina Scatolin é especialista em comportamento ecológico, e baseada em suas experiências nos Estados Unidos e na Holanda, ajuda indivíduos e famílias a encontrar um estilo de vida mais ecológico que se encaixe na realidade deles.

Artigo relacionado:

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicionar um comentário