VEJA COMO UM PENSAMENTO PODE TRANSFORMAR O SEU DIA

Por Dani Maniá

Você sabia que o cérebro ocupa apenas 2% da sua massa corporal, mas consome até 25% da energia do seu corpo por dia?

Além disso, a vibração emitida pelo pensamento pode ser mais alta do que a do som ou da luz.

Isso quer dizer que a qualidade da mensagem que você envia para o seu cérebro pode mudar significativamente como será seu dia e a sua vida!

Vou contar uma história para você…

Duas formas de lidar com a mesma situação

Tinha sido um dia realmente agitado. Agenda cheia, encaixe de clientes de emergência, um caso complicado que precisou do meu acompanhamento e ainda estava aquele típico dia de inverno na Holanda: cinza, frio e com uma leve garoa.

O meu marido, então, manda uma mensagem dizendo: “Amor, venha para casa, estou fazendo um jantar especial”. A oferta era irrecusável, eu estava faminta e ainda trabalharia até tarde da noite.

Eis que, chegando em casa, ele serviu uma tapioca de presunto e queijo. A massa, ainda por cima, estava queimada.

O que você faria numa situação dessas?

Opção 1) Pensaria que o dia estava mesmo contra você! Que azar! Que, além de tudo, seu marido era um insensível. Cadê o tal do jantar especial? Voltaria a trabalhar chateada após uma leve discussão, e ainda reclamaria daquele frio e cinza da Holanda.

Opção 2) Tentaria enxergar o lado positivo daquela situação e exploraria o melhor dela.

Eu escolhi a opção número 2. Percebi que o positivo era ter alguém que se preocupava comigo e queria me alimentar. Agradeci dizendo “Amor, obrigada por pensar em mim e fazer um lanche para a nossa noite”. Resultado? Ele sorriu e me deu um abraço apertado. Fiz um chá quentinho, meu trabalho rendeu e a noite terminou bem. A parti daquele dia, só posso dizer que ele se aprimorou e hoje faz a melhor tapioca que já comi.

Perceberam que, na mesma situação, você pode ter escolhas diferentes?

Na primeira, vocês ficariam chateados um com o outro e seu dia continuaria dando errado. Seu cérebro consumiria essa energia negativa e a noite seria ainda mais difícil.

Já na segunda, o dia ficaria mais leve e agradável. O seu cérebro processaria as energias positivas, você ganharia um benefício (abraço) e ainda tem um bônus que a vida te dá (melhor tapioca do mundo para sempre).

Um alerta importante: não minta para seu cérebro. Lembre-se que em nenhum momento eu disse para ele que a tapioca estava deliciosa. Isso só vai dar um nó em seu subconsciente! Eu disse para mim mesma e em voz alta o que realmente eu acreditava ser o lado positivo daquela situação, não inventei um.

Benefícios do positivo na sua vida

Veja, abaixo, como um simples pensamento positivo pode começar a transformar o seu dia (e a sua vida):

_O seu stress vai diminuir: consumindo menos energia negativa, seu cérebro vai te direcionar para a solução e caminhos criativos.

_As relações terão mais qualidade: quem não gosta de ficar perto de pessoas positivas? Você atrairá novos (e bons) amigos, além de aprimorar o relacionamento com sua família, namorado, amigos, esposa…

_Surgirão novas possibilidades profissionais: pessoas positivas demonstram mais confiança, além de ser aquela que todos querem no time ou por perto.

_Sua imunidade (e sua saúde física e mental) irão melhorar: seu cérebro vai entender que você está bem e, automaticamente, seu corpo e mente vão trabalhar para que você esteja saudável e feliz.

Principais passos para começar a ter uma atitude mais positiva

Aqui estão os passos para que você consiga obter todos os benefícios acima e transformar o seu dia (e a sua vida) para melhor:

1. Veja o lado positivo da situação e envie esse comando ao seu cérebro.

2. Cancele o pensamento negativo e evite os pensamentos automáticos. Elimine o “Que droga! De novo!” (e demais expressões curtas e automáticas de reclamação), cancele e troque por coisas positivas. Veja sempre o aprendizado e o que ganhou em cada situação.

3.Observe o ambiente e as companhias. Procure novos espaços e amigos que possam te ajudar a ser positivo. Ande com pessoas que você admira e já são como você quer ser. Peça conselhos para um amigo positivo, frequente locais com boas energias e faça leituras positivas e que tragam mensagens impulsionadoras.

O desafio de ser positivo

Como eu sempre digo para vocês, isso não é mágica – é treino!

É preciso praticar o pensamento positivo.

Qual tal começar com um bom pensamento logo pela manhã, sendo grato pela oportunidade da vida ou mentalizando algo de bom que você quer que aconteça?

Muitos brasileiros estão morando aqui na Holanda e ficam reclamando. Reclamam o tempo todo do clima, da saudades, do frio, de não ter pessoas em quem confiam, da comida, da falta de oportunidades… E se você, brasileiro que mora na Holanda, relembrasse do motivo da sua escolha de estar aqui? Elogiasse uma coisa por dia do país que escolheu para morar (nem que seja por um tempo) e trocasse uma reclamação por algo positivo, todos os dias?

Uma ação leva em torno de um mês para se tornar um novo hábito. Então, eu estou lançando um desafio para estimular você a ser mais positivo.

Todos os dias, tenha um pensamento positivo sobre a sua vida atual.

Pode ser algo de bom que te aconteceu hoje, um lugar bonito que passou, uma sensação positiva ou até uma reclamação que virou gratidão.

Ter atitudes e pensamentos positivos é um estilo de vida que você pode adotar. Persista, não desista na primeira recaída. Você pode controlar a sua mente.

E aí, brasileiros na Holanda – quem vem comigo?

Um beijo carinhoso,

Dani Maniá

Dani Maniá é Terapeuta Integrativa na Bem Sou e apaixonada por conectar você com o seu melhor através da Psicologia Integral, Thetahealing e Florais de Bach. É instrutora de Thetahealing, meditação e organiza vivências de autoconhecimento. http://redequerobrasil.com/listings/dani-mania-terapia-integrativa-florais-de-bach-thetahealing-psicologia-integral/

Leia outros artigos relacionados:

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicionar um comentário