VOCÊ TEM ESTILO?

Por Aline França

Conceituando a diferença entre moda e estilo…

Moda é um tipo de comportamento aplicado a forma de se vestir, freqüentemente é usada para massificar pessoas em grupos ou inserir indivíduos num contexto.

É um fenômeno social que inclui usos e costumes passageiros, admirados e imitados em certa época ou lugar, voga.

Podemos dizer que o ciclo de um produto de moda se inicia, ascende, se populariza, entra em declínio e, finalmente, é substituído por outro.

Início – Os estilistas introduzem um produto exclusivo, muito caro e usado pelos formadores de opinião.

Ascensão – Esse produto continua caro, sofre modificações, mas ainda dispõe de boa qualidade.

Popularidade – O produto passa a ser produzido em massa, sofre queda na qualidade, se torna barato e todos usam.

Declínio – Nessa fase, todos se cansam, há queda nas vendas e o produto começa a ser liquidado nas lojas.

estilo é um modo de ser ou agir, que faz referência as escolhas pessoais e não aquilo que diz a moda.

O estilo cria uma imagem a partir de informações que combinem com a personalidade e valores de uma pessoa resgatando da moda apenas o que se parece com a mesma.

Estilo é um modo de vestir escolhido por um indivíduo, não está ligado aos modismos, está ligado ao autoconhecimento. É adotado por períodos mais longos que a moda

#ConsumoConsciente

Agora que você já conhece bem a diferença entre moda e estilo, assista aos desfiles, fique deslumbrado, porém, só leve para casa o que realmente combinar com seu guarda roupa e estilo pessoal.

A moda está diretamente ligada ao efêmero coletivo e estilo é um conceito atemporal, permanente e individual.

A moda sai de moda, o estilo nunca. Estilo é uma escolha pessoal.

Ao contrário do que muitos pensam, uma consultoria de imagem bem feita resulta em economia, evitando compras de peças inadequadas. 

#AnaliseDeEstilo

Durante sua jornada você adquire autoconhecimento, autoestima e autorrespeito. Aprende a identificar padrões no seu guarda-roupa que compõem seu estilo pessoal, reconhece características da sua silhueta, as cores que mais valorizam seu tom de pele e aprende sobre os códigos do guarda-roupa clássico, o que tornará a sua vida mais prática, evitando situações em que as peças ficam sem utilidade por não coordenarem entre si ou por não fazer parte do seu estilo de vida. 

#ExperienciaEmLoja, vulgo #PersonalShopping

Uma das etapas da consultoria de imagem é a experiência em loja, essa é a última etapa, porém não menos importante, e, muitas vezes, a mais desejada. 

Nessa etapa o profissional te ajuda, na prática, a desenvolver uma visão crítica e a fazer somente compras “certeiras” que serão melhores aproveitadas no seu dia a dia. 

Se eu for a consultora, você ainda terá, de quebra, uma aula prática de tecidos e modelagens e terminará as compras com um olhar mais aguçado quanto ao caimento das roupas e o toque dos tecidos. 

Afinal, quantos estilos existem?

Muitos fashionistas chamam os estilos por nomes diferentes, eu reconheço 07 estilos com os universais e acredito que você possa ser a combinação de até 03 deles, sendo um estilo predominante e até dois estilos complementares. Mas isso não é regra, e só uma ferramenta para  te ajudar, seu foco é entender o que te valoriza e te faz feliz. Gosto de reforçar que a consultoria de imagem é uma ferramenta para te ajudar a desenvolver sua marca pessoal.

Não se preocupe com a semântica, isso é para profissionais da área, seu foco é entender o que é adequado ou não para cada ocasião de acordo com o grau de formalidade.

Aline França é pós graduada em gestão e marketing estratégico de negócios; graduada em gestão do varejo de moda; técnica em estilismo e coordenação de moda. Especializou-se em consultoria de imagem, análise de cores e jornalismo de moda. É membro da AICI e FIPI. http://redequerobrasil.com/listings/personal-shopping/

Leia outro artigo relacionado a rede:

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicionar um comentário