Novo ano começando e nós já ficamos cheios de planos. Você sabia que criança também cria expectativas para cada ano que se inicia? Eles percebem a nossa mudança de comportamento ao final do ano, assistem enquanto fazemos planos e promessas para o futuro… Tentam entender tudo e copiam as nossa atitudes. Porque então não aproveitar esse momento para desenvolver a determinação e o planejamento?
Uma ótima maneira de aproveitar o início do ano para ajudar as crianças a desenvolverem objetivos claros e mantê-los ao longo do ano é utilizar um Vision Board. O Vision Board é uma ferramenta de visualização onde você coloca imagens, fotos e palavras de afirmação que representam os seus objetivos para o ano. O quadro deve ser colocado em um lugar visível, onde você passe assim que acordar. Para os pequenos é bom colocá-lo dentro do quarto, assim eles já acordam motivados.
O que eu preciso para fazer um Vision Board com os meus filhos?
Um quadro de cortiça, de metal, uma cartolina ou um pedaço de papelão grande o suficiente para acomodar todas as imagens, fotos e frases.
Canetas coloridas
Adesivos
Glitter
Cola
Fita adesiva
Tesoura sem ponta
Fitas ou qualquer outro objeto de decoração que a criatividade da criança permitir.
Qualquer material é válido. O que importa é o comprometimento da criança com a atividade!
O que é importante no Vision Board?
Objetivos claros e curtos: As imagens devem ser diretamente relacionadas aos objetivos
Objetivos adequados para a idade: Uma foto de um grupo de crianças pode representar o desejo de aumentar o círculo de amigos.
Palavras adequadas para a idade: Colocar “Resiliência” no Vision Board do seu filho não vai fazer efeito porque essa palavra provavelmente não faz parte do vocabulário dele. Treino e uma foto da roupa de balé terão mais efeito em gerar comprometimento para estudar os passos de uma determinada coreografia.
Valores ao invés de preço: O Vision Board pode até incluir aquele presente que você quer ganhar do Sinterklaas, mas é uma ferramenta de visualização de objetivos e não uma lista de compras.
Humildade: Essa é a lista do seu filho, esteja preparado para dar espaço para os objetivos dele, não os seus para ele.
Paciência: A cabeça da criança comporta tudo ao mesmo tempo. Vai levar um tempinho até você conseguir direcionar aquele tanto de idéias para conseguir compactar tudo num quadro.
Diálogo: Esteja pronto para ouvir os desejos da criança. E prepare-se. Pode ser que esses desejos incluam você e o que ele deseja de você. Nos ver pelos olhos dos nossos filhos é lindo e transformador. Talvez você ouça que ele quer um brinquedo a menos e 15 minutos a mais com você. Ou uma história toda noite antes de dormir. Escute o que a criança diz e encontre tempo para ela. Vai valer a pena.
Passo a passo do Vision Board:
Explique a atividade para a criança. Sem explicação o Vision Board vai virar uma colagem desordenada.
Separe o quadro ou a cartolina
Deixe a criança enfeitar o fundo do Vision Board com a cor preferida dela e coloque o ano bem grande na parte superior central do quadro. Evite adesivos e fundos com muita informação. O quadro tem que ser feito para atrair a criança, mas as imagens tem que chamar mais atenção que o fundo.
Organize os objetivos que a criança escolher num papel.
Separe as foto e frases que vão usar
Enfeite e cole as imagens e frases no Vision Board
Revise o trabalho e converse com a criança sobre o que foi feito. Deixe ela fazer modificações se ela achar que é necessário. Aproveite e converse bastante. A atividade só acaba quando a criança está satisfeita com o resultado.
Pronto!
Incentive a criança a olhar para o Vision Board dela todos os dias e separe uma caixinha para ela colocar todos os objetivos conquistados e que já podem sair do Vision Board. No final do ano você pode visitar a caixinha com ela e assim ela tem uma boa visão de tudo o que realizou naquele ano e já prepara o Vision Board do próximo ano cheia de energia!
O Vision Boardé uma ferramenta divertida e eficaz, mas é fazer o Vision Board com você o que vai fazer esse momento memorável. Aproveite cada minuto! Atenção, carinho e companheirismo são fundamentais para um bom relacionamento com os seus filhos e é com você que os seus filhos aprendem a se relacionar com o mundo.