NÃO ESPERE POR 2020, COMECE AGORA

                                                                                         Por Alexia Waagmeester

Parece que está longe, mas falta pouco tempo para o início do novo ano e muitas pessoas não se preparam financeiramente para a chegada dele.

Basicamente elas pensam no assunto assim que o novo ano se inicia, mas isso não é o jeito mais inteligente de fazer as coisas; a antecipação é sempre a melhor opção. Nós brasileiros na Holanda precisamos ficar atentos a essas questões.

Por que deixar tudo para o último momento? Melhor colocar a casa em ordem o quanto antes. Isso não significa que não possa mais se divertir e nem comprar o que gosta no final do ano, significa que você terá uma visão melhor sobre o seu dinheiro. Isso te dará algumas vantagens.

Menos preocupação, melhores decisões e a possibilidade de mudar uma estrutura que não funcionou no ano que terminou.

Ainda dá tempo de fazer mudanças em 2019?

Claro que sim, é sua vida e você pode mudá-la quando desejar.

Mas, eu não tenho o controle das minhas finança pessoais. E agora?

Se você nunca fez um planejamento financeiro, comece fazendo um apanhado na sua conta bancária.

Você precisa saber quanto recebe por mês e quanto gasta. Existem alguns facilitadores que possam te ajudar. Para isso pode-se usar um aplicativo, uma tabela de excel ou o bom e antigo livro caixa; faça o que for mais fácil para você.

Prepare-se para 2020 a partir de agora

Ao criar um planejamento financeiro anual, você terá uma visão geral da sua renda e todas as possíveis despesas que podem ocorrer durante o ano.

Esse é um planejamento onde você vai incluir tudo que julgar ser relevante, para o melhor controle do seu dinheiro durante o ano.

Despesas  fixas, ou seja, aquela que você já sabe que vai ter, como por exemplo: O financiamento da casa própria ou aluguel, as férias, o natal, o imposto do carro, o telefone, seguro de saúde, aniversários importantes, etc.

Primeiro passo

De um lado da tabela coloque todos os recebimentos: salário, ou estimativa de rendimentos para autônomos, subsídios, férias e outras rendas.

Do outro lado as possíveis despesas como acima citado. Sabemos que de um ano para o outro podem acontecer mudanças, alguns valores poderão ser alterados. Poderá ser o caso do seguro de saúde, mas de qualquer forma, você ainda terá uma visão bem aproximada da realidade.

Segundo passo

Com esse planejamento anual pronto, agora fica mais fácil complementar com as despesas mensais.

Essas despesas que temos no dia a dia chamamos de variaveis. Pense por exemplo: nas compras do supermercado, passeios, bichos de estimação, vestuário e cuidados pessoais.

Se a situação familiar não mudou, você pode se basear no ano anterior, e poderá fazer uma estimativa das despesas mensais.

Agora pegue a calculadora ou computador e faça o balanço entre as duas colunas: renda e despesas. Não esqueça de incluir a reserva financeira na sua tabela.

Depois de pronto, coloque em um lugar de fácil acesso para você e controle o seu planejamento todos os meses. “Perca” uma hora por mês e veja se tudo está de acordo com o esquema.

Mas por que devo fazer isso?

Algumas pessoas acreditam que planejamento financeiro pessoal é bobagem.

O primeiro pode parecer chato e até mesmo difícil, mas na realidade você será recompensado em forma de tranquilidade. Pois você evitará compras desnecessárias, vai poupar dinheiro, pois poderá ver exatamente para onde ele vai, realizará sonhos com mais facilidade  tendo mais clareza do que é importante ou não e fortalecerá o autocontrole.

Acredito que aqui, você tenha encontrado alguns motivos para começar a ter o controle do seu dinheiro.

Que venha 2020! Estamos preparados te esperando.

Alexia é pós-graduada em História do Brasil e baseada na sua experiência vivência na Holanda quer desmitificar um assunto tão polêmico que é o dinheiro. http://redequerobrasil.com/listings/palestras-sobre-financas-pessoais

Leia outro assunto relacionado:

http://redequerobrasil.com/pessoas-desorganizadas-tendem-a-perder-dinheiro/

Comentários

  • Maria Clara
    24/10/2019 at 00:19

    Olá Alexia,

    Você sempre nos ajudando com o Post.
    Realmente temos que aprender a planejar com antecedência,eu fazia tudo no início do ano,mas aprendendo com você,já estou me preparando para 2020??

    Obrigada e bjim

    Clara

chat
Adicionar um comentário