Por Alexia Waagmeester
Parece que está longe, mas falta pouco tempo para o início do novo ano e muitas pessoas não se preparam financeiramente para a chegada dele.
Basicamente elas pensam no assunto assim que o novo ano se inicia, mas isso não é o jeito mais inteligente de fazer as coisas; a antecipação é sempre a melhor opção. Nós brasileiros na Holanda precisamos ficar atentos a essas questões.
Por que deixar tudo para o último momento? Melhor colocar a casa em ordem o quanto antes. Isso não significa que não possa mais se divertir e nem comprar o que gosta no final do ano, significa que você terá uma visão melhor sobre o seu dinheiro. Isso te dará algumas vantagens.
Menos preocupação, melhores decisões e a possibilidade de mudar uma estrutura que não funcionou no ano que terminou.
Claro que sim, é sua vida e você pode mudá-la quando desejar.
Se você nunca fez um planejamento financeiro, comece fazendo um apanhado na sua conta bancária.
Você precisa saber quanto recebe por mês e quanto gasta. Existem alguns facilitadores que possam te ajudar. Para isso pode-se usar um aplicativo, uma tabela de excel ou o bom e antigo livro caixa; faça o que for mais fácil para você.
Ao criar um planejamento financeiro anual, você terá uma visão geral da sua renda e todas as possíveis despesas que podem ocorrer durante o ano.
Esse é um planejamento onde você vai incluir tudo que julgar ser relevante, para o melhor controle do seu dinheiro durante o ano.
Despesas fixas, ou seja, aquela que você já sabe que vai ter, como por exemplo: O financiamento da casa própria ou aluguel, as férias, o natal, o imposto do carro, o telefone, seguro de saúde, aniversários importantes, etc.
De um lado da tabela coloque todos os recebimentos: salário, ou estimativa de rendimentos para autônomos, subsídios, férias e outras rendas.
Do outro lado as possíveis despesas como acima citado. Sabemos que de um ano para o outro podem acontecer mudanças, alguns valores poderão ser alterados. Poderá ser o caso do seguro de saúde, mas de qualquer forma, você ainda terá uma visão bem aproximada da realidade.
Com esse planejamento anual pronto, agora fica mais fácil complementar com as despesas mensais.
Essas despesas que temos no dia a dia chamamos de variaveis. Pense por exemplo: nas compras do supermercado, passeios, bichos de estimação, vestuário e cuidados pessoais.
Se a situação familiar não mudou, você pode se basear no ano anterior, e poderá fazer uma estimativa das despesas mensais.
Agora pegue a calculadora ou computador e faça o balanço entre as duas colunas: renda e despesas. Não esqueça de incluir a reserva financeira na sua tabela.
Depois de pronto, coloque em um lugar de fácil acesso para você e controle o seu planejamento todos os meses. “Perca” uma hora por mês e veja se tudo está de acordo com o esquema.
Algumas pessoas acreditam que planejamento financeiro pessoal é bobagem.
O primeiro pode parecer chato e até mesmo difícil, mas na realidade você será recompensado em forma de tranquilidade. Pois você evitará compras desnecessárias, vai poupar dinheiro, pois poderá ver exatamente para onde ele vai, realizará sonhos com mais facilidade tendo mais clareza do que é importante ou não e fortalecerá o autocontrole.
Acredito que aqui, você tenha encontrado alguns motivos para começar a ter o controle do seu dinheiro.
Que venha 2020! Estamos preparados te esperando.
Alexia é pós-graduada em História do Brasil e baseada na sua experiência vivência na Holanda quer desmitificar um assunto tão polêmico que é o dinheiro. http://redequerobrasil.com/listings/palestras-sobre-financas-pessoais
Leia outro assunto relacionado:
Maria Clara
24/10/2019 at 00:19Olá Alexia,
Você sempre nos ajudando com o Post.
Realmente temos que aprender a planejar com antecedência,eu fazia tudo no início do ano,mas aprendendo com você,já estou me preparando para 2020??
Obrigada e bjim
Clara