VISTA-SE PARA O FRIO SEM PARECER UM BONECO DE NEVE

Por Aline França

Quando me mudei de Florianópolis para Amsterdam precisei adequar meu guarda-roupa ao clima local. Em Floripa os termômetros marcavam em média 30 graus. Desembarquei aqui com a temperatura próxima a zero! Uma mudança radical dessas pode causar insegurança se você não entende sobre tecidos. Afinal são eles que te ajudam a ficar aquecido sem se sentir empacotado.

Não comprei nada para o frio daqui no Brasil. As peças de lá podem até parecer que dão conta, mas, na maioria das vezes, é só estilo. A não ser que você compre em uma loja específica para prática de esportes de inverno. Aí entramos no assunto da nossa conversa de hoje.

Não é difícil encontrar pessoas com casacos de marca esportiva, modelo snowboard, no dia a dia.

É natural querer vestir peças confortáveis em dias de frio. O jaquetão esportivo é tentador, pois em uma única peça você estará protegido do frio, chuva, neve e vento. Se funcionar para você tá valendo. Mas se o seu estilo não for esse existem outras opções.

A tecnologia Heattech desenvolvida pela Uniqlo foi projetada para ser usada como segunda pele ou, até mesmo, peça única em temperaturas entre 5° e 19°. Não tem aparência esportiva e evita que você tenha que colocar inúmeras camadas para se manter aquecido. Leia a etiqueta para descobrir qual se adequa ao clima.

Versão extra warm: adequado para temperaturas entre 0° e 10° ou versão ultra warm adequado para temperaturas entre –10° e 5°.

A calça térmica, apesar de prática, pode ser uma cilada quando você entra em ambientes climatizados. E aqui na Holanda praticamente todos os lugares, inclusive transporte público, tem aquecimento. Uma opção boa é a calça jeans com maior porcentagem de algodão.

Para continuar usando vestidos e saias, mesmo em temperaturas negativas, você pode acrescentar uma meia-calça ou legging ao look. Minhas queridinhas são as de fio 260 da Hema.

Cuide das extremidades

Mantenha-se seco e as extremidades do seu corpo aquecidas. Minha dica para os pés são as meias de merino ou blend de lã e algodão. Com elas você ficará quentinho e sem perder calor pelos pés não sentirá necessidade de tanta roupa. Falando em extremidades, de valor a uma boa echarpe de lã. Essa pecinha já me salvou a vida várias vezes.

Mantenha-se seco

A capa de chuva é artigo de necessidade básica! Aposte em marcas que investem em modelagem e conhecem o clima local. Elas tem modelos maravilhosos para todos os estilos e bolsos.

Se você usa bike como meio de transporte, a capa de chuva precisa te manter seguro e não atrapalhar sua visão no trânsito. Também vale prestar atenção em detalhes como fecho nos punhos para não entrar água, comprimento ideal para não molhar as pernas e tamanho suficiente para usar por cima de outro casaco.

Crie o hábito de ler as etiquetas

São elas que te informam do que a peça é feita e como deve ser lavada. Muitos tecidos sintéticos são idênticos a lã, mas não esquentam como ela. Cashmere também é uma excelente escolha em dias de temperaturas rígidas.

Se puder evite poliéster. Ele não esquenta e não deixa seu corpo respirar causando mau odor.

Tenha em mão uma lista de compras

Essa dica é valiosa! Aplique em todas as suas compras e você terá um guarda-roupa estiloso e funcional.

Pense em como as peças devem ser, quais cores você conseguirá coordenar com as que você já tem, como é seu estilo de vida e quais modelos são mais adequados para atender suas necessidades.

Inspire-se no pinterest. Você consegue se imaginar usando aquele look em mais de duas ocasiões? Trabalho, viagem de fim de semana, happy hour…

Não tenha pressa. Planejamento é a alma do negócio. Procure peças que você realmente ama e vai querer usar todos os dias. Invista em qualidade, não em quantidade.

Aline França é pós graduada em gestão e marketing estratégico de negócios; graduada em gestão do varejo de moda; técnica em estilismo e coordenação de moda. Especializou-se em consultoria de imagem, análise de cores e jornalismo de moda. http://redequerobrasil.com/listings/consultoria-de-imagem

Leia outro artigo relacionado:

http://redequerobrasil.com/arquivos/2993

Comentários

  • Marina
    28/09/2019 at 23:14

    Que artigo super útil, Aline! Moro aqui há 5 anos e não sabia das meias 260 da Hema. Muito obrigada pelas dicas!

chat
Adicionar um comentário