COMO ANDA A ADMINISTRAÇÃO DO SEU TEMPO?

por Agatha Kuiper

Infelizmente nós temos todos os dias a mesma quantidade de tempo: 24 horas. Ou seja, nosso tempo é limitado e, por isso, é importante sabermos aproveitá-lo bem. Não é possível multiplicá-lo, somente usá-lo com sabedoria.

Já ouvi varias brasileiros na Holanda dizerem que a qualidade de vida aqui é mais interessante e têm mais tempo sobrando. Mas o importante é analisar o que estamos fazendo com essa vantagem.

Que tal algumas dicas para te fazer refletir em como você utiliza seu tempo e em como pode melhorar? Afinal, para se ter tempo, é preciso administrá-lo da melhor forma possível.

1 – Tenha um planejamento diário do seu tempo

É crucial que você adote o hábito de fazer seu plano diário de coisas a fazer. Se não fizer isso, irá dedicar tempo precioso àquilo que aparecer primeiro e que muitas vezes é demanda de outras pessoas e não a sua própria.

Trabalhe com o que é importante e não somente com o que é urgente. Comece seu dia fazendo uma lista ou um quadro geral de todas as ações que pretende realizar e finalizar naquele dia. Em seguida dê destaque para duas ou três delas que você considera mais importantes ou mais urgentes de realizar naquele dia. Esse plano será o seu norteador.

No início, talvez seja difícil você organizar suas tarefas. Compre uma agenda ou use um aplicativo e vá incluindo os horários e o que fazer. Com o passar do dia, vá assinalando o que você já fez para que se sinta motivado e você poderá olhar a lista no final do dia e dizer: quanta coisa que eu fiz!

2 – Concentração e foco!

Para utilizar produtivamente seu tempo é necessário concentrar-se no que você faz ao invés de tentar  fazer 2 ou 3 coisas importantes ao mesmo tempo. Escolha uma tarefa e concentre todas a sua atenção nela. Percebo que essa é a maior dificuldade dos meus clientes, principalmente empresários e autônomos: focar nas tarefas prioritárias.

Quando está focado em uma tarefa que você mesmo definiu como urgente ou importante para ser finalizada, não interrompa para dar ou receber um telefonema, ou para ler algo na internet, etc. termine primeiro o que está fazendo!

3 – Coloque a mídia social na prioridade certa

A mídia social é atualmente a maior consumidora do nosso tempo. Isso é fato. Mas além das horas que gastamos nas redes sociais por diversão ou por trabalho, ainda por cima deixamos que ela interfira no meio da execução das nossas tarefas diárias e urgentes. E depois não sabemos por que não estamos dando conta do que precisamos fazer!

Então, desligue-se, afaste-se, silencie, coloque o celular no outro cômodo enquanto se concentra naquilo que REALMENTE faz a diferença para você agora. Nenhum amigo no Facebook ou nenhuma foto bonita no Instagram vai pagar as suas contas ou resolver suas pendências.

Tome as rédeas do uso do seu tempo nesta vida on-line pois a vida verdadeira é essa que vivemos no aqui e agora.

4 – Não seja perfeccionista

Existe diferença entre esforçar-se para desempenhar uma tarefa e querer atingir a perfeição.

Raramente os perfeccionistas, aqueles que buscam sempre a perfeição em tudo que fazem, conseguem cumprir prazos e metas, pois o seu objetivo não é usar produtivamente o tempo mas fazerem tudo  perfeito. Você é um assim?

Interessante como podemos ver a diferença nisso na cultura holandesa: eles são mais práticos do que perfeccionista. O importante são os fins e não os meios. Na Holanda precisamos estar mais preocupados com planejar nossas prioridades e em cumprí-las, do que com ser perfeito mas ineficiente. É um país que valoriza a produtividade e o planejamento.

5 – Pausas necessárias

Muitas vezes por não darmos conta do que temos por fazer, e que é uma consequência da falta de planejamento, acabamos por tentar fazer tudo ao mesmo tempo, no mesmo dia, trabalhando nas nossas pendências até tarde.

Mas quem garante que trabalhar durante horas e horas, sem pausas, é bom e eficaz? E já foi provado que ao fazer isso a energia acaba e o cansaço físico e mental atrapalham o rendimento. De tempos em tempos, fazer um outro tipo de atividade por alguns minutos (fazer alongamentos, andar um pouco,   exercícios leves, etc.) traz de volta a produtividade e renova a concentração.

Não pense que fazer uma pausa é perder tempo. Pelo contrario: esse breve momento aumentará a sua eficiência.

Se você quer conhecer um método interessante, que eu mesma uso e que recomendo aos meus clientes é o MÉTODO POMODORO. Pesquise na internet do que se trata e introduza o método na sua vida: é simples, fácil e faz um efeito incrível! Talvez em outro artigo eu escreva a respeito, se vocês quiserem.

6 – Aprenda a dizer NÃO

Usar a palavra “não” é ajuda muito na economia de tempo. Aprenda a recusar, com educação mas firmemente mostrando ao amigo ou colega que quer dedicar-se melhor naquilo que realmente considera importante, e se livrando daquilo que não é sua prioridade mas do outro.

Quando nossa única preocupação é não ofender aos outros, acabamos aceitando as prioridades alheias. E essa é outra grande diferença que percebemos no dia-a-dia da Holanda: quando precisam “proteger” suas prioridades eles dizem tranquilamente “não”, sem nenhum problema, e quem ouve o “não” também não se melindra. Eu pessoalmente adoro essa maneira direta de ser, pelo menos em relação à administração do meu tempo e da liberdade de poder falar não.

O assunto administrar o tempo é longo e tem várias facetas, além de inúmeras dicas e considerações. Se você acha interessante outros artigos nessa linha, deixe seu comentário e terei o maior prazer em escrever mais à respeito.

Agatha é economista e consultora de empresas, orienta estrategicamente autônomos, empresários e novos empreendedores bem como profissionais na busca de recolocação no mercado holandês. http://redequerobrasil.com/listings/consultoria-para-pequenos-negocios

Leia outros artigos relacionados:

http://redequerobrasil.com/arquivos/1141

Comentários

  • Alline
    10/09/2019 at 11:29

    Bons conselhos, ser prático e não perfeccionista. Muito bom!

  • Elaine
    05/09/2019 at 11:44

    Ótimo artigo!
    Adorei!

  • Alexia
    04/09/2019 at 16:34

    Olá Agatha, esse texto é muito interessante.
    O tópico aprenda a dizer não, vou usar com mais frequência para otimizar melhor o meu tempo.
    Obrigada pelas dicas.

chat
Adicionar um comentário