FÉRIAS BEM PLANEJADAS

                                            Por Alexia Waagmeester

Chegou um dos mais esperados momentos do ano aqui na Europa, as férias de verão.

As malas já estão quase prontas, você não vê a hora de tirar férias, aproveitar o sol, a piscina, o mar, o acampamento, passar mais tempo com a família ou com amigos. Tudo isso pode ficar bem melhor se antes de sair de férias você tomar alguns cuidados para aproveitar ao máximo o verão, descansar, conhecer novos lugares e culturas. E principalmente não voltar para casa com a pele bronzeada e o bolso vazio. Ou, ainda pior, com dívidas.

Segundo os dados do Nibud, 45% por cento das pessoas gastam mais dinheiro com as férias do que haviam planejado. Para prevenir que isso aconteça com você, brasileiro que mora na Holanda, ficam aqui algumas dicas.

As primeiras providências a serem tomadas são pesquisa de preços e a definição de quanto você quer gastar na viagem. Faça um planejamento e defina a sua budget para as férias. Após isso estabeleça um valor máximo que você pode gastar por dia. Assim você não perde o controle.

Faça uma planilha para te ajudar nessa tarefa e coloque tudo dentro, todos os gastos como passagens aéreas, seguro de viagem, hospedagem, deslocamento, ingressos para atrações turísticas, passeios, dinheiro em espécie, gastos inesperados, etc.

Se for de carro para outros países, não esqueça dos pedágios, estacionamentos e de calcular as despesas com o combustível por quilômetro rodado. Use aplicativos que comparam os preços em diferentes países.

Se não tiver outro jeito e a viagem terá que ser feita de avião, prepare-se bem. Assim que você já tiver a data para sua viagem, compre a sua passagem, se for com muita antecedência melhor ainda. Pesquise em diferentes sites de comparação de preços, onde você pode se cadastrar para receber e-mail alerta quando os preços das passagens baixarem. O www.skyscanner.nl é um deles, nele você pode pesquisar o preço de diferentes companhias aéreas.

Mas, se você não conseguiu comprar com antecedência, ou não sabe ainda quando poderá viajar, você ainda tem uma chance no último minuto.

Hotéis e companhias aéreas não querem ficar com poltronas ou quartos vazios e fazem promoções relâmpagos para preencherem esses lugares. Isso poderá ser ainda a sua oportunidade para economizar. Fique atento às promoções.

O ‘free tour’ existe em mais de 120 países, é um serviço que te permite conhecer a cidade junto com um guia e um grupo grande de pessoas. Oficialmente é gratuito, mas lógico que o guia te sugere uma gorjeta no final.  A decisão de contribuir ou não, é sua.

Hotel, Bed en Breakfast, Aibnb ou camping?

Existem várias maneiras de se hospedar, todos eles têm suas vantagens e desvantagens, vai depender do tipo de viagem/aventura que você quer fazer e quanto, quer gastar. Use a internet como sua aliada na escolha de um tipo de hospedagem que caiba no seu bolso e supra as suas necessidades e da sua família. Pesquise, leia os comentários de quem já teve a experiência e compare preços.

Outra opção são as férias all-inclusive, que costumam ter muitas vantagens: dependendo da operadora, esse tipo de serviço é mais barato que reservar o hotel e compar a passagem aérea separada. No sistema tudo incluso, você utiliza a infraestrutura do hotel, faz todas as refeições e desfruta do “free” bar.

Mas se a hospedagem que você escolheu não oferece refeição, tente fugir dos restaurantes no centros históricos da cidade ou pontos turísticos que está visitando, pois, geralmente servem uma “comida típica para turistas” e com preços extremamente elevados.

Eu sempre pergunto aos locals, (os moradores da cidade em que estou a visitar), e procuro me informar onde eles costumam comer e se divertir. Essa minha estratégia já me trouxe experiências super interessantes como, por exemplo, comida de ótima qualidade, atendimento diferenciado e preço acessível. Procuro também a agenda cultural da cidade, pois sempre pode se  encontrar festivais e eventos  que podem tornar sua viagem um aprendizado.

Boas férias e depois me conte como foi.

* Fonte: Nibud: vakantie geldenquête 2019
Alexia é pós-graduada em História do Brasil e baseada na sua experiência e vivência na Holanda quer desmitificar um assunto tão polêmico que é o dinheiro.
http://redequerobrasil.com/listing/palestras-sobre-financas-pessoais-teste/

Artigos relacionados:

http://redequerobrasil.com/amigos-financas-e-abusos/

Comentários

  • Maria Clara
    28/08/2019 at 19:16

    Boa noite Alexia,

    Que dicas maravilhosas,pontos que nunca havia pensando,com certeza vai me ajudar!

    Agradeço pelas dicas e irei compartilhar!

    Bjim

  • Priscila
    17/08/2019 at 09:51

    Que ótimas dicas Alexia, coisas que ainda não tinha pensado. Vi que vc vai dar palestras tambem pela REDE e quero muito ouvi-la. Parabéns!

    • Alexia
      19/08/2019 at 07:13

      Olá Priscila, que prazer em receber o seu comentário!!!.
      Estarei ministrando uma palestra no próximo dia 24 de agosto em Amsterdam, e no dia 14 de setembro em Eindhoven.
      Você será muito bem-vinda.

      Até lá, um abraço,

      Alexia

  • Alexia
    16/08/2019 at 18:58

    Olá Marina, fico muito feliz com o seu comentário sobre blog.
    Acredito que estou atingindo o meu objetivo, que é ajudar o maior número de pessoas possível.
    Um grande abraço carinhoso.
    Alexia

  • Marina
    16/08/2019 at 15:05

    Suas dicas sempre envolvem sustentabilidade, adorei! Ter um orçamento nas férias ajuda a poupar recursos naturais porque combate o desperdício.
    Com certeza farei a planilha de orçamento nas próximas férias ?

chat
Adicionar um comentário