COLESTEROL: MITOS E VERDADES (parte 2)

  Por Elaine de Oliveira Maraschin

 

Vamos continuar falando desse assunto tão importante e atual!

 

  • O ovo deve ser banido da dieta – MITO

Falei sobre o ovo no artigo anterior e olha ele aqui de novo!

Considerado o maior vilão das dietas nas décadas de 60 e 70, o ovo merece sair da lista negra! A gema do ovo realmente é rica em colesterol (225 mg de colesterol), mas isso não é um perigo em uma dieta balanceada. Inúmeros estudos comprovam que o consumo do ovo possui muito mais benefícios do que malefícios. Isto porque boa parte do colesterol vindo do ovo não é absorvida pelo nosso organismo, não circulando na corrente sanguínea. Desta forma, o colesterol proveniente da gema do ovo não é relacionado a nenhum efeito sobre o colesterol total. Como benefícios, o ovo é rico em proteínas de alto valor biológico, vitaminas do complexo B, A, E, K, minerais como ferro, fósforo, selênio, zinco, e outros.

 

 

  • O anticoncepcional pode interferir nos níveis de colesterol – DEPENDE

A influência dos anticoncepcionais sobre os lipídios plasmáticos depende do balanço entre as dosagens de estrogênio/progesterona. Ainda assim, estudos mostram que mesmo em baixas dosagens, os contraceptivos orais contribuem para modificar o metabolismo das lipoproteínas, aumentando os níveis de colesterol total e triglicérides. O uso de anticoncepcional pode, portanto, figurar como um fator de risco importante para o desenvolvimento de doenças arteriais em mulheres sedentárias e predispostas à doença. Portanto, depende de vários fatores e não só do uso do anticoncepcional em si.

 

  • Fumar interfere no colesterol – VERDADE

Toda a função cardiovascular é afetada pelo cigarro, causando disfunções nas células dos vasos sanguíneos, como redução da vasodilatação e processos inflamatórios. Os efeitos negativos são evidentes em pacientes hipercolesterolêmicos, pois podem induzir o processo de arteriosclerose. Isto ocorre porque as substâncias tóxicas presentes no cigarro reduzem a capacidade que o organismo tem de remover o colesterol em excesso e aumenta o estresse oxidativo, aumentando a oxidação de LDL-colesterol.

 

  • Colesterol alto é doença de idosos – MITO

O colesterol alto (hipercolesterolemia) aumenta cada vez mais em jovens e crianças. Estudos mostram que 20% das crianças e jovens entre 2 e 19 anos apresentam hipercolesterolemia, dos quais 8% têm valores altos de LDL (colesterol ruim) e 45% apresentam baixos níveis de HDL (colesterol bom). Crianças com colesterol elevado correm o risco de sofrer um infarto até 10 anos mais cedo na vida adulta – daí a necessidade de acompanhamento e tratamento precoces.

 

  • As fibras são aliadas das artérias – VERDADE

As fibras são carboidratos complexos classificados em solúveis e insolúveis. As fibras solúveis são representadas pela pectina (frutas) e pelas gomas (aveia, cevada e leguminosas: feijão, grão-de-bico, lentilha, soja e ervilha). Estas fibras reduzem o tempo de trânsito gastrointestinal e a absorção do colesterol. O farelo de aveia é o alimento mais rico em fibras solúveis e pode reduzir o colesterol sanguíneo. As fibras insolúveis não atuam sobre a colesterolemia, mas aumentam a saciedade, auxiliando na redução da ingestão calórica.

 

 

  • Só pessoas obesas têm colesterol alto – MITO

Durante muito tempo associou-se o colesterol alto à obesidade, mas com o passar dos anos, estudos científicos e estatísticas sérias comprovaram que obesidade não é sinônimo de colesterol alto (ainda que possa ser um dos fatores agravantes).

Existem vários fatores que predispõe uma pessoa a colesterolemia, uma delas é uma deficiência nos receptores do nosso próprio corpo, já que produzimos 70% do nosso colesterol (é o fígado que o produz) e 30% vem da alimentação

Queridos brasileiros na Holanda, o segredo para uma vida mais saudável é alimentação, exercício, aprender a lidar com as emoções e, claro, genética ajuda!

 

 

Elaine de Oliveira Maraschin – Nutricionista, especialista em Medicina Chinesa (Acupuntura) e Coach (Integração, Vida e Profissional) – Membro da ICF (International Coaching Federation). http://redequerobrasil.com/listing/coaching-de-vida-nutricao-e-acupuntura/

 

Leia outros artigos relacionados.

http://redequerobrasil.com/colesterol-mitos-e-verdades/

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicionar um comentário