AFINAL, O QUE É MARKETING?

por Danny Martins

Muitos empreedendores pensam que marketing é apenas anúncio e propaganda, seja por meio da publicidade, redes sociais ou quaisquer outros meios. E outros acrescentam as práticas de relacionamento com os clientes e vendas.

É claro que essas respostas não estão completamente erradas. A publicidade pode certamente ser uma pequena parte de um plano de marketing, mas é apenas uma peça do quebra-cabeça. Na verdade o marketing é tudo isso e muito mais.

Mas afinal, o que é marketing?

Difícil conceituar algo tão amplo em poucas palavras, não é mesmo?

Vamos lá: marketing é composto de várias atividades que são desenvolvidas para compreender as necessidades dos clientes e do seu mercado. Podendo assim atendê-las da melhor forma, trazendo a melhor solução para cada tipo de cliente.

Embora o conceito seja bastante ligado à área de vendas, o Marketing envolve diversas etapas e estratégias que acontecem antes e depois da comercialização de um produto ou serviço, para que você possa otimizar seus resultados e ao mesmo tempo satisfazer as necessidades do seu cliente da melhor forma possivel.

Quais são os tipo de marketing e como eles podem te ajudar como empreendedor?

O marketing pode ser dividido em off-line, on-line ou digitais. O marketing off-line e “tradicional” consiste em marketing impresso, de rádio e de televisão. No qual também pode incluir marketing boca-a-boca.

A maioria das empresas usará uma combinação de métodos de marketing on-line e off-line de acordo com suas necessidades. No entanto, nos dias de hoje, profissionais do marketing estão apostando mais vezes no marketing online. Isso ocorre porque os consumidores gastam cada vez mais tempo on-line e o marketing digital oferece várias vantagens em termos de velocidade e eficiência.

Então, vamos analisar alguns dos tipos de marketing on-line disponíveis hoje em dia:

Marketing de conteúdo – O marketing de conteúdo é geralmente considerado como um tipo de marketing digital, mas também pode ser off-line. Alguns exemplos de marketing de conteúdo incluem blogs, postagens em mídias sociais e vídeos.

Otimização de mecanismos de busca – Conhecido como SEO, é o processo de otimização do conteúdo do seu site para torná-lo mais visível para os mecanismos de busca como o google para atrair mais tráfego e visibilidade no seu site.

Marketing de mídia social – Usando redes sociais como Facebook, Instagram e Linkedin para construir relacionamentos com clientes existentes e alcançar um público mais amplo por meio do boca-a-boca digital.

Marketing de Influenciadores – Utilizando formadores de opiniões no qual são indivíduos com certa influência em canais de redes sociais para promover seu produto ou serviço.

Estes são apenas alguns exemplos dos tipos mais populares de marketing hoje em dia. Cada um desses métodos pode ser dividido em vários outros tipos de marketing e, de fato, existem centenas ou milhares de tipos diferentes de marketing, abrangendo varios canais de comunicação que variam para cada tipo de negócio e consumidor.

Assim, sabendo um pouco sobre a definição do Marketing, seu conceito e os diferentes tipos e métodos, podemos concluir que, para todos nós, empresários e autônomos brasileiros vivendo na Holanda, é importante entender que, para sobressair no meio de tanta concorrência, ter uma estratégia de marketing para o seu negócio é de extrema importância. Só assim, você conseguirá analisar qual estratégia é mais eficaz para o seu negócio e público, conseguindo alcançar seus objetivos e da sua empresa. Por isso, não importa se sua empresa é grande ou pequena, planeje, execute e conquiste resultados.

Danny Martins ajuda pequenos e médios empreendedores a atrair mais clientes e aumentar a visibilidade do seu negócio através de estratégias de marketing que trazem resultados – Eureka Creative Agency.

Leia outros artigos relacionados: Guia básico para fazer o Marketing do seu negócios

Comentários

  • Alexia Waagmeester
    16/04/2019 at 22:53

    Danny, o seu post foi muito esclarecedor, pois todos falam sobre marketing mas poucos explicam de forma objetiva, agora tenho uma nova visão do assunto.
    Obrigada

  • Elaine
    16/04/2019 at 20:31

    Marketing é super importante! Obrigada.

chat
Adicionar um comentário