A NUTRIÇÃO NA PRIMAVERA

por Elaine de Oliveira

Excesso de energia, deficiência de energia? Nenhum dos dois é bom. Excesso entope, deficiência esvazia; energia vital fluindo é o que faz a estrela brilhar!

Primavera chegando aqui na Holanda! Flores, verde voltando, dias claros até mais tarde, sol, pássaros, a vida desabrocha aos nossos olhos.

E o nosso corpo também reage a essa mudança, sim, somos parte desse movimento da Natureza. E nesse artigo, continuamos nosso papo, brasileiros na Holanda!

Nosso assunto dessa vez é algo apaixonante para mim, a maneira como a energia vital se comporta e flui no nosso corpo e como podemos aproveitar a primavera para dar um “up” na nossa energia. Falei um pouco sobre isso também no artigo anterior, se não leu, dá um pulo lá.

Mas o que é mesmo energia vital? Para os chineses Chi, para os japoneses Ki, para os hindus Prana, algo que diferencia a vida da morte, o que tem alma do que não tem. Viver é ter Chi em todas as partes do corpo, morrer é perder o Chi. O conceito de Chi harmonioso engloba todos os contrastes, e este equilíbrio interno, completado pelo equilíbrio externo, gera vitalidade positiva que protege o corpo de fatores negativos. As doenças resultam do conflito entre Chi e esses fatores.

Aos nossos ouvidos ocidentais, esse papo de Chi pode soar como algo abstrato, mas na prática tradicional da medicina chinesa ele é uma realidade física que pode ser manipulada por um profissional tanto quanto um dente por um dentista.

Morar em um país como a Holanda, onde as estações são definidas, é muito bom para a energia vital, principalmente se soubermos como usar o que há de melhor em cada estação.

Gente, vou contar uma coisa para vocês, sabe por onde vamos começar? Pela feira! Sim, feira é tudo de bom! Ah, mas você não tem tempo, não leva jeito, não entende disso? Bobagem. Feiras são lugares encantados, tudo o que há de melhor para comer está lá, lindamente arrumado nas barracas, esbanjando cores, frescores e sabores. É só ter uma sacola, aqui você leva uma ecobag de casa, não é? E as coisas acontecem por si só, dá para resolver em meia hora.

Você vai andando e bate os olhos numa ervilha fresca com casca, a batata-doce faz psiu, os rabanetes saltam do meio das verduras, a veldsla (gente, amo veldsla!) parece que foi colhida aquela hora, e de repente há aquele monte de espigas de milho brilhando feito um sol bem ao lado da barraca de peixes frescos. Feiras tocam a alma, e claro que ir por obrigação e arrastar uma sacola pesada é muito chato, mas ainda assim há nas feiras uma alegria só delas. Porque ali está o que irmana todo mundo: comida.

O que é bom comer nesse início de primavera para melhorar a energia vital? Já temos dias de sol, mas ainda está meio frio, não é? Vamos lá: Vegetais ligeiramente cozidos, sopas leves e rápidas, variedade maior que quantidade. Hora de moderar o apetite para não perder tempo com uma interminável digestão. Afinal, você acumulou o suficiente no outono e inverno e agora é preciso aliviar.

Todos os cereais caem bem, em pequena quantidade. Sopa leve e rápida é aquela que você faz cozinhando meia dúzia de vegetais gostosos com água, pouco sal e ervas que você goste durante uns vinte minutos, e apaga o fogo quando eles ainda estão crocantes e perfumados. Por exemplo: milho verde, cenoura, abobrinha, cebola, alho-poró, aipo.

Vegetais ligeiramente cozidos? Salada de vagem, couve-flor, beterraba e brocolis feitos no vapor, temperados ainda quente com folhinhas de hortelã, azeite, limão, shoyu.

Peixes frescos grelhados, omeletes com legumes e queijos frescos também são uma ótima pedida.

Mais panquecas e tapiocas (crepiocas também, hummm) do que pão: evite o que ficou muito tempo no forno ou no fogo. Na sobremesa, doces e compotas de frutas naturais de frutas frescas caem super bem!

Essa estação é a melhor para programas de desintoxicação, que ajudam a eliminar os excessos das estações anteriores, livrar o corpo dos residuais tóxicos que ajudam a acumular líquidos e trazem desconforto.

Aproveite essa estação incrível e deixe seu corpo desabrochar como a Natureza!

Elaine é nutricionista, especialista em Medicina Chinesa e criadora da Coaching Time (membro da ICF-International Coaching Federation)

Leia outros artigos relacionados: Você tem fome de quê?

Comentários

  • Regina
    24/04/2019 at 17:22

    Amei todas as dicas! A feira realmente é maravilhosa. Além de todas as suas descriçôes gostosas, também gosto de toda a movimentação de pessoas, sons, cheiros, crocâncias e o ainda evito uma quantidade enorme de plástico e embalagens.
    Também adorei a maneira como você escreve, Elaine. Comecei a ler e fui me cativando e inspirando cada vez mais até o final!

  • Giovana
    17/04/2019 at 14:22

    Feira? Adóóro! Especialmente porque amo comida colorida, perfumada e crocante, como os vegetais que tu descreve. Tuas dicas são uma inspiração. Muito bom encontrar este espaço 😉

  • Alexia
    16/04/2019 at 23:07

    Elaine, seu texto é uma inspiração para todos que estão na busca de uma alimentação saudável.
    Parabéns.

  • Priscila
    16/04/2019 at 14:49

    Eu também estou adorando essas informações pois eu adoro comer saudável e me conscientizar a respeito. Ainda mais vindo de uma especialista.

    Tenho bastante curiosidade à respeito da diferença entre os ovos aqui na Holanda: a diferença entre os ovos orgânicos, ovos caipiras, ovos de galinha livre, ovos brancos, ovos vermelhos… são tantos tipos! Depois tem também a questão da classificação por estrelas na embalagem de alguns que parece ser sobre quanto saudável eles são (até 3 estrelas). É isso mesmo?

    Parabéns pelos artigos! Muito gostoso de ler!

    • Elaine
      16/04/2019 at 15:27

      Olá Priscila, que bom que você está gostando!
      É ótimo ter esse feedback.
      Estou preparando um artigo falando sobre ovos! ?
      Obrigada pelas sugestões, é sempre bom saber os assuntos de interesse das pessoas que acompanham.
      Obrigada!

  • Anelise
    15/04/2019 at 09:34

    Adorando acompanhar as suas dicas de alimentação. Adoraria saber mais sobre como melhorar e organizar alimentação de forma saudável.
    Abraço 🙂

    • Elaine
      16/04/2019 at 15:29

      Obrigada pelo feedback Anelise!
      Nos próximos artigos vou continuar dando dicas de alimentação que trazem prazer e equilíbrio!
      Abraço!

chat
Adicionar um comentário