A TECNOLOGIA COMO ALIADA AO ZZPer NA HOLANDA

por Juliana Carneiro

Em toda empresa, não importa o tamanho, uma adminstração eficiente e automatizada é essencial para que a estratégia de venda e de crescimento sejam executadas e os objetivos sejam atingidos. Esses controles e processos tomam muito tempo dos empresários e dos autônomos; tempo que deveria ser utilizado para buscar novos clientes ou assistir à apresentação de teatro da escola de seus filhos.

Hoje em dia já existem vários aplicativos que facilitam a vida do autônomo ou empresário, fazendo com que, em um clique no seu telefone, relatórios, faturas, e-mails e outros aspectos administrativos da empresa se resolvam.

Controle de senhas: para quase tudo se precisa de uma senha hoje em dia e, com a habilidade dos hackers de infiltrar sistemas, criar senhas complicadas é questão de sobrevivência. Agora o problema é lembrar de todas elas! Com o Lastpass é possível não só criar essas senhas complicadas, mas salvar todas elas de maneira segura e eficiente. Você terá que lembrar de apenas uma senha: a do Lastpass. Com Lastpass também e possível garantir acesso aos seus aplicativos de maneira segura pois o sistema irá armazenar a senha, mas sem que o seu colaborador a veja e quando não for mais necessário dividir o acesso e só o revogar pelo Lastpass. Lastpass é gratuito para a maior parte dos serviços.

Controle de Horas: o mais importante nos primeiros anos de todo empresário ZZPer na Holanda é o controle de horas para o belastingdienst. Mas como controlar essas horas de uma maneira rápida e eficaz? Uma das ferramentas com boa reputação internacional e, portanto, recomendada aos empresários e autônomos brasileiros na Holanda é o Toggl: uma ferramenta gratuita que facilita o controle de horas por projeto. Com Toggl é possível gerar relatórios automáticos por cliente, por tarefa ou por mês/ano. Se você fizer o download da Google Chome extension, quando você abre um website ele automaticamente controlará o tempo que você passou trabalhando nesse website. Os relatórios podem ser salvos em Excel ou PDF podendo ser anexados nas faturas ao cliente ou e-mails se necessário. O Toggl também pode ser conectado ao calendário para administrar as horas gastas em reuniões com clientes, transporte, etc.

Conheça aqui algumas ferramentas para facilitar a sua vida como ZZPer na Holanda (Parte 1)

Administração Financeira: a contabilidade é um processo que exige muita atenção e cuidado pois uma linha errada é o suficiente para causar muita dor de cabeça. Moneybird, é uma empresa de contabilidade holandesa, portanto, com todas as necessidades do mercado holandês. No Moneybird, é possível conectar com bancos holandeses fazendo com que todas as transações bancárias sejam automaticamente contabilizadas. Faturas recebidas e recibos de compras podem ser mandados por e-mail para a sua conta facilitando o controle de despesas. Já as faturas e propostas para os clientes vão junto com um link para pagamento imediato pela internet. As informações necessárias para a declaração de imposto de renda e as declarações de BTW estão prontas em poucos minutos. A assinatura do Moneybird é gratuita se você efetuar até 10 transações bancárias por mês.

Client Relatioship Management: quando a planilha de Excel começa a ficar pequena está na hora de começar a usar um CRM para automatizar o processo mais importante do negócio: o seu relacionamento com clientes. Existem muitos CRM’s por aí, das mais complicadas até as mais simples. Uma que oferece muitas possibilidades é a Dubsado. Com Dubsado é possível criar formulários, propostas, questionários, contratos, agendar horário, e-mail workflow, e muito mais. Tudo automático. Se o setup for feito adequadamente, as possibilidades são infinitas. Dubsado é gratuito para os três primeiros clientes.

Essas são apenas algumas das ferramentas muito utilizadas na Holanda por autônomos e empresários de pequenos negócios. Existem muitas outras que facilitam a vida de empresários e que estaremos explicando em outros artigos.

Obs. *não temos  afiliação com nenhuma dessas empresas – indicamos apenas por que advêm da nossa prática e sabemos que funcionam*

Teste essas ferramentas e deixe seus comentários aqui.

Juliana Carneiro é assistente virtual e auxilia empresários na automatização de seus processos através da sua empresa, a UNPAPERWORK.

Leia outros artigos relacionados: Reajustes Salariais na Holanda

Comentários

  • Danny Martins
    14/04/2019 at 19:46

    Amei todas as dicas Juliana! Como ZZP, já conhecia algumas plataformas como o Moneybird e Toggl e realmente são ótimas, assino embaixo!
    Irei testar as outras que você mencionou essa semana 😀
    Merci!
    Danny Mx

chat
Adicionar um comentário